Uma opção bastante usada em Multijogos porém inédita no Maximus Arcade, saiba agora como fazer!
Bezel no Maximus Arcade
A opção de bezel (imagem sobreposta) é um aditivo bastante conhecido e utilizado em Multijogos e Frontends como o HyperSpin que possui módulos (Rocket Launcher) para esta finalidade.
Existem emuladores com esta opção de maneira nativa, como é o caso do MAME, Raine e RetroArch porém a grande maioria dos emuladores não as possui nativamente.
Aqui neste espaço iremos propor uma solução, de maneira que, nem todos os emuladores se encaixam em tal sistema muito devido ao emulador em questão utilizar ou não em suas rotinas o API (GDI Plus) que basicamente trabalha elementos gráficos dentro do windows derivado das linguagens (C e C++).
Nosso alvo será o Frontend Maximus Arcade 2.10 (versão de 2013) que não possui suporte as bezels, utilizaremos o emulador Final Burn alpha (versão 0.2.97.40) de 2017.
Recomendamos utilizar a versão indicada aqui pois esta versão foi testada previamente e se mostrou a mais compatível com o módulo de lançamento de bezel por diversos motivos não listados aqui.
Final Burn alpha (0.2.97.40)
Inicialmente iremos fazer o download do emulador por aqui, em seguida iremos adequar controles, romset, filtros e demais opções de cunho pessoal. Agora com o emulador pronto para uso iremos lançar uma rom (jogo) e trabalharemos com o emulador em modo janela (window).
Download Final Burn alpha |
Capturando Tela do FBA
1.0 Em algum editor de imagem de sua preferência abra um arquivo com a resolução de seu monitor, em seguida capture (PrtScn) a janela do emulador de sua tela e cole em seu editor de imagens.
1.0 Capturando Janela do Emulador |
Criando Bezel
1.1 Em seguida com base nas dimensões elabore sua Bezel respeitando os espaços e bordas do emulador, deixando tudo customizado da maneira que mais agrade.
Após salve sua imagem como (.Png) com o nome de "overlay.png" (em minúsculo), esta imagem terá de ter o tamanho exato de sua tela (monitor) na qual estiver trabalhando.
1.1 Editando Bezel |
Módulo Bezel
1.2 Para o lançamento de nossas bezels utilizaremos um executável (módulo), a princípio crie uma pasta (renomeie para scripts) para os arquivos de bezel e para o executável, dentro da pasta do emulador. No download do emulador esta pasta já esta presente com os arquivos inseridos.
1.2 Pasta Scripts (Bezel) |
Anexando Sistema ao Maximus Arcade
1.3 Na pasta do Maximus Arcade abra o Preferences.exe, nele iremos anexar nosso emulador, procure pela entrada do Final Burn alpha. uma vez lá indique toda a parte de caminhos de rom e imagens.
Atenção para as áreas listadas abaixo altere em sua configuração para as informações aqui fornecidas:
Command Line:
%name -w
Window State:
maximized
1.3 Configurando o Maximus Arcade |
1.4 Sigamos para a aba Pre-Launch e nela indicaremos o caminho da pasta que se encontra nosso módulo (executável) lançador de nossos arquivos de bezel o arquivo tem o nome de BEZEL.exe.
1.4 Apontando Módulo Bezel |
Finalizando Nosso Sistema
Feito todos os passos acima iremos rodar nosso Frontend e conferir nossas roms rodando já com a (bezel/overlay) por nós customizado.
Considerações Finais
Fique atento a todos os passos que foram passados que com certeza terá sucesso em suas configurações, lembrando que este é um método alternativo que poderá sofrer alterações e melhorias futuramente.
Acompanhe este conteúdo e muitas outras dicas em nosso canal do YouTube, obrigado pela sua visita e até a próxima dica!
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