Chegando para a parte final deste guia onde trataremos dos emuladores mais compatíveis com a sobreposição de imagem!
Antes de começarmos a tratar das configurações é importante ressaltarmos a importância há respeito da distinção de um sistema recreativo e um sistema comercial.
O primeiro grande diferencial seria seu objetivo arcades recreativos caseiros são destinados ao entretenimento em âmbito particular, sendo um sistema altamente pessoal o projeto varia muito até atender ao gosto do usuário final.
Por outro lado um sistema comercial se destina a monetizar todo o processo de uma multijogos sendo mais especifico em sua listagem de jogos, e mais enxuto no que diz respeito há customização em geral por ser algo que beira o público em âmbito aberto.
Isto posto é de bom tom selecionarmos apenas jogos mais dinâmicos e que se encaixem em tal sistema (comercial), há exemplo de jogos nos estilos:
Luta - Street Fighter, King of Fighters, Mortal Kombat etc...
Corridas em geral - Daytona Usa, Top Gear, Need For Speed etc...
Beat em Up - Final Fight, C.Commando, Streets of Rage etc...
Run and Gun - Metal Slug, Contra, Cyber-Lip, Gunstar Heroes etc...
Claro que este é só um exemplo existem diversas categorias compatíveis com tal sistema, o segundo ponto seria a adequação do frontend para receber tal sistema preferencialmente numa listagem dinâmica única ou de sistema optativo mas não muito vasto.
E o terceiro ponto basilar seria o envio e monitoramento de créditos pelo sistema, onde destacamos o Maximus Arcade em conjunto com o FreeOne1.0.
Bem então qual seriam os emuladores mais compatíveis para este intento, abaixo encontrará uma lista com as melhores opções entre consoles e arcades previamente testadas. Veja Imagem Abaixo...
Lista de Compatibilidade:
Esta listagem acima foi baseada observando tanto a sobreposição de janelas como o desempenho dos emuladores, sua velocidade de resposta e taxa de frames.
Para o sistema Mame vimos nos capítulos anteriores a existência de um módulo auxiliar visto que esta é a meca de muitas placas emuladas não podendo ficar de fora.
O Madnafen é outra grande opção sendo somente um obstáculo sua configuração interna sem uso de interface de usuário auxiliar, para usuários iniciantes pode-se tornar caótico facilmente.
Outros emuladores foram testados como o Project64, tendo uma performance sofrível, mas é um dos emuladores que merece uma revisitação, para uma próxima atualização.
Mame32 Pro Special!
Utilizarei aqui o Mame32 Pro Special 0.106, emulador este disponível para download aqui no blog com seu fullset integrado podendo ser baixado aqui, por ele não se diferenciar muito de compilações ao estilo Mame plus e Mame UI, utilizados amplamente em multijogos.
Configurando o Mame
1. Ao abrir o emulador siga para a barra de menus e acesse o menu "Options".
2. Acesse aqui a opção "Default Game Options". Veja Imagem Abaixo...
Aba Display
1. Marque o box "Run in a Window" para que o Mame rode em modo janela podendo assim ser manipulada pelo FreeOne1.0.
2. Marque também o box "Start out maximized" para que a janela sela lançada em toda a extensão da tela.
3. Desmarque o box "Enforce aspect ratio", para que a imagem consiga reescalonar para a tela toda. Veja Imagem Abaixo...
Aba Advanced
1. Marque os boxes, "Use DirectDraw","Triple buffering" e "Wait for vertical sync" contribuindo assim para a suavização do reescalonamento e efeitos de anti serrilhado.
2. Aqui em "Size" aponte a resolução do seu monitor ou outra desejada.
3. Em "Image Enhacement", selecione um filtro de imagem de suavização de serrilhado, alguns efeitos exigem mais processamento por parte do emulador. Veja Imagem Abaixo...
Aba Direct3D
1. Marque aqui estes boxes para habilitar todas estas opções dentro da emulação, lembrando que estas funções são extremamente optativas.
2. Caso queira mesclar filtros de "Scanlines" com os filtros na emulação, dependendo do filtro o processamento pode pesar mais ou menos. Veja Imagem Abaixo...
Aba Miscelaneous
1. Marque os boxes a seguir: "Sleep when possible", "Skip game info", "Skip disclaimer", "Skip Warnings" e desmarcando as boxes: "Confirm on exit game" e "Save game state on exit".
2. Marque ou desmarque para usar aditivos como: "Bezels" e "Overlays". Veja Imagem Abaixo...
Existem mais opções há ser exploradas porém estas são as mais necessárias ao nosso objetivo, ao terminar as modificações clique em "Aplicar" e depois em "OK".
Mednafen 1.22.2
Este será o segundo emulador deste capítulo pois considero uma ótima opção para os sistemas de consoles clássicos, suportando os sistemas:
1. Atari Lynx
2. Famicom
3. Game Boy Color
4. Game Boy Advanced
5. Neo Geo Pocket Color
6. Nintendo System (Nintendinho)
7. PC Engine
8. PC-Fx
9. Sega Game Gear
10. Sega Genesis
11. Sega Master System
12. Sega Mega Drive
13. Sega Saturn
14. Sony Playstation
15. Super Grafx
16. Super Famicom
17. Super Nintendo
18. Virtual Boy
19. Turbo Grafx 16
2. Famicom
3. Game Boy Color
4. Game Boy Advanced
5. Neo Geo Pocket Color
6. Nintendo System (Nintendinho)
7. PC Engine
8. PC-Fx
9. Sega Game Gear
10. Sega Genesis
11. Sega Master System
12. Sega Mega Drive
13. Sega Saturn
14. Sony Playstation
15. Super Grafx
16. Super Famicom
17. Super Nintendo
18. Virtual Boy
19. Turbo Grafx 16
20. Wonder Swan Color Bandai
Abrindo as configurações iremos destacar o arquivo "mednafen.cfg", é nele que iremos concentrar nossa atenção há partir de agora, aqui não iremos utilizar nenhum dos lançadores para Mednafen.exe há exemplo do "Mednaffe", "MedGui Reborn" e MedLaunch, nas versões anteriores há (0.9.48) o arquivo se chama ""mednafen-09x.cfg"
O Emulador pode ser baixado aqui mesmo neste guia acessando nossa área de emuladores de consoles, ou no site oficial do projeto do emulador que está ativo até hoje recebendo atualizações, novidades e correções de bugs.
Seu download e uso é simples e não requer especificações de hardware, porém sem o uso de frontend para configurar, pode-se facilmente se perder em seu imenso arquivo (.cfg).
Agora iremos nos situar quanto aos atalhos comandos e funções nativas do Mednafen.exe, após alocarmos nosso emulador na pasta teremos de criar nossa pasta roms manualmente e inserir nossas roms preferencialmente descompactadas, as extensões aceitas são as já tradicionais de cada console.
Jogue o arquivo de rom da pasta roms acima do ícone do Mednafen.exe assim o emulador será executado, para nossas configurações iniciais tecle "F1". Veja Imagem abaixo...
Mapeando os controles
Este será nosso primeiro tópico e devido há vastidão de sistemas há partir daqui assumirei o Genesis/MegaDrive como exemplo bastando replicar este padrão aos demais emuláveis.
Após verificar os atalhos no "Help" é hora de mapear nosso joystick, envie o atalho de teclas Ctrl+Shift+1 (player1), e Ctrl+Shift+2 (player2) e assim por diante, este atalho especifica a porta e estilo de input o padrão do Genesis é (3 botões) mas aqui poderá mudar para o de (6 botões).
Após selecionado seu input agora enviaremos Alt+Shift+1 (player1), para editarmos nossos botões, quando o emulador listar os comandos aperte duas vezes para listar e confirmar seu novo botão. Veja Imagem Abaixo...
Editando Mednafen.cfg
Bem como já vimos como funciona os atalhos dentro do Mednafen.exe agora é hora de configurar o "mednafen.cfg", abra este arquivo com algum editor de texto, recomendamos o "Wordpad" pois é de fácil acesso sendo um programa padrão do windows, não abra com bloco de notas pois o texto sem formatação impossibilita qualquer tipo de interação com este arquivo. Veja Imagem abaixo...
Com o arquivo aberto clique Ctrl+F para abrir a ferramente de pesquisa "Localizar", é ela que irá nos guiar pelo arquivo dada sua vastidão seria pouco prático percorrer suas seções manualmente.
A seção correspondente ao Sega Genesis/Mega Drive inicia com (md.), e este é o padrão deste arquivo sempre iniciando pela descrição (;Descrição) depois sistema e comandos (sistema.comando). Veja Exemplo Abaixo...
md.xres 0
;Full-screen vertical resolution.
md.yres 0
Bem identificados os campos há serem editados é só inserir os valores que desejar e após editar tudo salvar o arquivo.
Acompanhe este outro exemplo para fixarmos as informações fornecidas aqui neste guia:
1. Ctrl+F abre ferramenta de pesquisa.
2. No campo "Localizar:" insira sistema seguido de opção para edição, desta forma (md.special).
3. Visualize se a seção foi listada corretamente.
4. Agora edite esta opção desejada, aqui "special" corresponde aos filtros de imagem:
none, hq2x, hq3x, hq4x, scale2x, scale3x, scale4x, 2xsai, super2xsai, supereagle, nn2x, nn3x, nn4x, nny2x, nny3x, nny4x.
5 . Salve sua edição, feche o arquivo e execute o emulador para verificar se as modificações estão vigentes. Veja Imagem Abaixo...
Lembrete
E para finalizar o Mednafen tem um pequeno problema no encerramento de processos, por vezes ficando em modo hidden e não "fechando corretamente", este erro está previsto na utilização do FreeOne1.0 mas se notar que os processos não encerram corretamente é indicado o uso da Aba "Exit" no Preferences do Maximus Arcade.
Parte 1 - Configurando e customizando FreeOne1.0
Parte 2 - Configurando Maximus Arcade + FreeOne1.0
0 comentários:
Enviar um comentário