Como Agregar Bezels (Bordas) no Lançamento de jogos
Aqui é uma área do Blog dedicada ao suporte há desenvolvedores de sistemas Multijogos utilizando o Frontend Maximus Arcade.
Tratando de recursos muita coisa fica em aberto quando o assunto é Maximus Arcade, porém com a ajuda de suporte externo bem como softwares de automação como AutoHotKey e Autoit podemos criar e alongar a lista de possibilidades com o Frontend.
Bem quando pensamos em emulação para multi jogos o aspecto de tela é algo muito importante, seja pela resolução nativa dos retro jogos, ou pela impossibilidade de alguns emuladores exibir um fullscreen de maneira satisfatória, ou até mesmo por puro senso estético é que se faz necessário o uso de Bezels na Emulação. Veja imagens Abaixo...
Bezels Zsnes & KegaFusion |
Download do Pack
Utilizando da ajuda do Autoit em conjunção com arquivos ".Gif" ou ".Png" para as Bezels geradas por editores de imagem a exemplo de Photoshop, Gimp e Corel Draw, possibilitando tal intento.
Uma abordagem profunda destes elementos acima citados daria mais que um só artigo, felizmente existe um auxiliar baseado em Autoit que nos ajudará em nossa customização em relação as Bezels, o Download deste Auxiliar pode ser feito aqui mesmo neste link.
Conteúdo do Download
1.0 Após termos baixado e descompactarmos o conteúdo do arquivo zipado, siga para a pasta "_Instaladores" e execute o instalador do Autoit-v3, após isto notaremos a presença de duas pastas distintas "GIF" e "PNG".
A pasta "GIF" destina-se ao lançamento de Bezels no estilo ".Gif", e similarmente a pasta "PNG" possui funções voltadas a arquivos Bezels no formato ".Png". Veja Imagem Abaixo...
1.0 Pastas e Arquivos |
Editando Pastas & Scripts
1.1 Primeiro abordaremos a pasta "GIF", nela encontra-se versões para plataformas x64(64 Bits) e x86(32 Bits) do auxiliar em questão, nos centralizaremos na versão x86 do pacote "GIF", notem a presença do arquivo "Bezel.ini" nele é que se dará as configurações mais importantes. Ladeado pelo AuxBezel(x86).exe e uma Bezel de amostra no formato ".Gif". Veja Imagem Abaixo...
1.1 Interior Pasta GIF |
1.2 Agora copie todos os arquivos para a pasta do seu emulador, neste exemplo usarei o KegaFusion 3.64, feito isto abra o arquivo "Bezel.ini", e modifique o campo "my path Here\Bezel.gif", repare que existe um nome de arquivo pré determinado"\Bezel.gif" este deve ser substituído apenas em caso de troca do nome do arquivo "Bezel.gif". Capture o diretório no qual o arquivo se encontra e então cole no campo "my path Here". Veja Imagem Abaixo...
1.2 Editando Parâmetros do .INI |
1.3 Bem agora salve o conteúdo do Bezel.ini no menu "File>Salvar" após isso feche o bloco de notas, agora nos ateremos ao emulador em si, abra o KFusion, siga para o menu Vídeo>Window Size> (320x240, 640x480, 960x720), escolha uma das resoluções em modo Window, o emulador deve manter este aspecto para sucesso destas configurações.Veja Imagem Abaixo...
1.3 Selecionado uma Resolução |
1.4 Repare que atribui a resolução 640x480, em cima desta escolha posicione manualmente a janela do emulador centralizando-o em seu desktop. Veja Imagem Abaixo...
1.4 Centralizando a Janela do Emulador |
Editando Template Photoshop
2.0 Com o emulador ainda aberto capture a tela do Desktop dando um Print na mesma, "tecla (PrtScn)", siga para a pasta "_Instaladores" e abra o arquivo.Psd "Template Bordas", com o Photoshop aberto cole o Print da tela em cima do template agora você já possui os parâmetros para criar sua Bezel personalizada, respeitando os limites e características dos modelos contidos no interior do template. Veja Imagem Abaixo...
2.0 Editando Template .PSD |
2.1 Com sua Bezel editada agora é hora de exportar, no menu File>Save for Web & Devices. Na janela que se abre defina o formato GIF e os parâmetros de qualidade do arquivo a exemplo da imagens abaixo, logo após clique em save e escolha o nome do arquivo a pasta de exportação e atente ao formato "HTML an Images(*html)", neste formato que deve ser salvo. Veja Imagens Abaixo...
2.1 Salvando Imagem GIF-1 |
2.1 Salvando Imagem GIF-2 |
Configurando Maximus Arcade
3.0 Após customizarmos nossa Bezel, iremos até o Preferences>Configuration e lá apontaremos o nosso emulador e as pastas de Roms, Imagens, Marquues e Movies.
Na sub-aba Launch no box inferior Window State Escolha "Normal", limpe qualquer linha de comando box "Command Line".
Na sub-aba Scan confira o campo "Media Extensions", marque o box "Force rescan of media folder".
Na sub-aba Exit marque o box "Close all additional processes started during launch".
Na sub-aba Pre-Launch marque o box "Run Aplication On Game Launch" no campo "Path" escolha o nosso AuxBezel(x86).exe. Veja Imagem Abaixo...
3.0 Configurando Preferences Maximus Arcade |
3.1 Precedimento com PNG |
3.2 Bezels Handy & OSwan |
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