Conhecendo o Neo RageX.
Neo RageX se trata de um emulador e frontend dos sistemas MVS e AES, arcade e console respectivamente da produtora SNK.
Encontra-se na sua versão 5.4 mas mudando muito pouco a dinâmica apresentada por tal sistema, incluindo em sua novas versões a possibilidade de gerar listagens .Dat e .Xml sendo uma adição interessante ao arcabouço de opções.
A emulação em si é muito boa, PC's com poucos recursos rodam este emulador satisfatoriamente, seus comandos são fluidos bem como sua agilidade em executar as roms estes contam com pontos positivos e interessantes para habilita-lo há fazer parte de nosso set de emuladores.
Mas infelizmente ele tem problemas e isto requer sim nossa atenção porque conhecendo tais deficiências poderemos ataca-las de maneire objetiva e dar uma solução satisfatória.
Alguns Problemas.
Agregá-lo ao Maximus Arcade é tarefa inglória levando em conta as características de tal software, coisas como não ser acessível por linha de comando, listagem de roms com nomes incompatíveis com a maioria dos Frontends existentes e a não possibilidade de customização e modificação dos aspectos de tela, a falta de teclas de atalho e navegação via teclado são algumas das coisas que acabam por "engessar" tal emulador.
O que Fazer?
Bem quando nos deparamos com todas estes impedimentos logo fazemos o mais fácil que é desistir e tentar outro sistema, porém nos esquecemos que tal situação pode ser útil ao aprendizado de novas técnicas, modos de lidar com problemas futuros, e até conhecimentos que já tenhamos em mãos e agora podem ser utilizados para vencer tal obstáculo e com a ajuda correta podemos fazer algumas automações e viabilizar seu uso no Maximus Arcade.
Explorando Soluções!
Então será por este prisma que abordaremos aqui uma solução, para o crescimento e maturação no desenvolvimento de scripts auxiliares, neste caso usaremos o ambiente de automação do Autoit mas outras linguagens são bem vindas com tanto que sirvam ao objetivo.
O Ambiente de Automação. (IDE)
O Autoit se encaixa neste quesito por se tratar de um ambiente perfeito e versátil para manipular diversos aspectos, contando com uma ampla base de criação de funções para inúmeras finalidades.
Visto que os scripts depois de compilados convertem-se em executáveis(.exe), procedendo de acordo com o que foi projetado, aqui não queremos fazer um monólogo sobre especificações e tornar o usuário um Expert em programação, mas sim despertar o interesse ao notar que podemos utilizar mesmo sendo leigos ou entusiastas de tal campo de atuação.
A Instalação.
O primeiro passo é instalar nosso IDE, clicando no instalador siga as instruções do mesmo e atentando apenas para a caixa aonde pergunta como lançar primariamente os arquivos ".au3", nela selecione a opção inferior "Edit the script". Veja imagem abaixo...
Uma vez instalado em seu PC siga para a pasta padrão do mesmo " C:\Program Files\AutoIt3 ", pois bem neste momento se encontram vários artigos e pastas ao longo das informações quando forem necessárias indicaremos tais artigos por agora focaremos somente no que iremos utilizar. Acesse a pasta SciTE e lá execute o SciTE.exe que será o nosso editor a partir de agora. Veja imagem abaixo...
Autoit Conhecendo sua Sintaxe
Uma vez dentro do editor vamos fazer um simples exercício para fixar a forma de sintaxe do Autoit, portanto digite o seguinte conteúdo:
#Include <Misc.au3>
$run=('notepad.exe')
$runing= Run($run);roda bloco de notas.
Note a coloração que as mesmas irão assumir elas são o norte que irá nos guiar, cada qual demonstrando sua função dentro do script:
#Include <Misc.au3>
- Includes são bibliotecas externas que ajudam o Autoit a executar corretamente comandos e ainda adicionar funções mais especificas dentro de seu script.
$run=('notepad.exe')
- O símbolo de cifrão "$" é o prefixo das variáveis dentro do Autoit.
- Em laranja estarão os operadores do Autoit, responsáveis por operações matemáticas dentro do script.
- O vermelho se destina as strings, responsável por inserir valores literais como indicar o caminho de uma pasta para ser lançado pelo script por exemplo.
$runing= Run($run);roda bloco de notas.
- A cor azul se destina aos comandos internos do Autoit, ligados diretamente aos #Includes, podendo ser consultados na aba Help presente no SciTE Editor.
- A coloração verde fica com os comentários presentes para identificar e criar notas mentais do andamento do script iniciados pela tecla ";". Veja imagem abaixo...
Bem nos voltaremos agora ao executável do Neo Rage X, o Download pode ser feito aqui, ao descompactar o emulador coloque as roms na pasta "ROMs", juntamente com a bios "neogeo.zip".
Em nosso exemplo usaremos a rom do jogo Art of fighting 2, a rom aof2.zip já estará no emulador como parte do pacote de download acima, execute o emulador e perceba que as roms presentes sempre estarão em branco, sendo somente acessadas via mouse a propósito este é o único elemento de navegação dentro do Neo RageX, será por meio dele que acessaremos os jogos em nosso script. Veja imagem abaixo...
Configure os controles e suas funções e após o emulador pré configurado volte ao SciTE Editor e digite o seguinte código:
#include <AutoItConstants.au3>
$splash ='splash.bmp'
$run = 'NeoRAGEx 5.2a.exe'
SplashImageOn('',$splash,@DesktopWidth,@DesktopHeight,0,0,$DLG_NOTITLE)
Sleep(2000)
Run ($run)
Sleep(4000)
MouseClick($MOUSE_CLICK_LEFT,100,140,7,10)
SplashOff()
O Script estará também disponível como parte do pacote de Download.
Em suma o script lançará uma imagem de splash, logo após carrega o emulador e move o mouse padrão até o nome da rom e clica para acessá-lo. Veja imagem abaixo...
O script possui comentários para guiar sua posterior edição, para acessar outros jogos teremos apenas de modificar o valor da coordenada em Y no comando MouseClick.
Note o exemplo abaixo:
MouseClick($MOUSE_CLICK_LEFT,100,140, 7 , 10 )
MouseClick ( "----Botão Mouse--", x , y , clicks,speed)
A imagem abaixo demonstra como funciona o esquema de coordenadas x e y obedecendo o seguinte esquema no monitor:
Sabendo disto agora fica fácil editar para posicionar o cursor sobre o elemento que for necessário, então como dito antes edite o parâmetro Y, logo após indo até a aba "Tools" clique em "Compile" ou através do atalho Ctrl+F7, bem após ter compilado seu script note que na pasta do emulador foi gerado um executável ao renomear o seu arquivo faça de maneira que identifique o jogo ao qual ele estará lançando.
Ainda na pasta do emulador abra um bloco de notas e digite o código abaixo e o salve com o nome de "Emulador.bat":
@Echo off
1%
Exit
Uma vez no Preferences do Maximus Arcade indique seu sistema atentando para os seguintes passos:
1- Ao apontar o emulador clique * na janela que se abre e escolha Emulador.bat que criamos anteriormente.
2- Ao apontar as roms aponte o diretório onde estão os executáveis recém compilados.
3- Ao acessar a sub-aba Scan deixe em seu interior apenas as extensões dos executáveis ".exe", marcando também o box rescan of media folder.
4- Acesse também a sub-aba Exit e marque o box Close additional processes started during launch.
5- Siga para Display Order e adicione seu sistema recém configurado.
Agora sua listagem depende do número de jogos em seu set ou que você queira acessar lembrando que este post funciona como um exercício de como trabalharmos com scripts para dar uma forcinha ao Frontend em lançar processo.
Forte Abraço e sucesso em seus projetos!!
0 comentários:
Enviar um comentário